domingo, 29 de janeiro de 2017

A Bela Adormecida comemora 58 anos



A Bela Adormecida (Sleeping Beauty) é uma animação norte-americana produzida pela Disney em 1959 e baseada no conto de fadas homônimo do autor Charles Perrault e dos Irmãos Grimm.

A história começa durante o batizado da bela Princesa Aurora, quando três fadas madrinhas chegam para oferecer os seus presentes para a menina. Flora lhe oferece o dom da beleza, Fauna concede o dom do canto e, momentos antes que Primavera lhe desse seu presente, a malvada bruxa Malévola aparece e lança um terrível feitiço sobre Aurora: quando ela completar 16 anos, picará o dedo no fuso de uma roca e cairá em um sono eterno. Logo, a fada Primavera descobre um jeito de quebrar o feitiço: quando a Princesa cair no sono profundo, basta que um beijo do seu verdadeiro amor a desperte.


É o décimo-sexto longa-metragem de animação dos estúdios Disney e foi lançado nos cinemas em 29 de Janeiro de 1959. O filme foi dirigido por Les Clark, Eric Larson e Wolfgang Reitherman e produzido por Walt Disney.


A Bela Adormecida foi um dos primeiros filmes ao usar todos os recursos do formato widescreen e foi o primeiro longa-metragem animado a ser filmado em bitola 70 mm.

Curiosidades:

* Foi indicado ao Oscar em 1960 por Melhor Trilha Sonora e ao Grammy em 1959 por melhor álbum de cinema.

* O filme foi, na época, o mais caro da Disney desde Pinóquio (1940).

* O tipo físico da princesa Aurora foi baseado na atriz Audrey Hepburn.

* Apesar de ser a personagem principal, a princesa Aurora aparece em cena apenas por 18 minutos.


* A personagem Malévola foi tão bem recebida pelo público que até ganhou seu próprio filme live-action em 2014, estrelado pela atriz Angelina Jolie. O novo filme da Disney bateu a marca de R$ 1 bilhão nas bilheterias.


Nenhum comentário: