sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Charmed completa 18 anos




Em 7 de outubro de 1998, há exatamente dezoito anos, o extinto canal americano WB estreava uma nova série produzida por Aaron Spelling, famoso por seus trabalhos em As Panteras (1976), A Ilha da Fantasia (1978), O Barco do Amor (1978) e Barrados no Baile (1990).

Charmed, criada por Constance M. Burge, acompanha a história de Prue (Shannen Doherty), Piper (Holly Marie Combs) e Phoebe Halliwell (Alyssa Milano), três irmãs de São Francisco que descobrem serem descendentes de feiticeiras boas.


Com essa premissa, as Encantadas conquistaram jovens do mundo inteiro e – principalmente – a audiência do canal.

Mas qual foi a fórmula mágica do sucesso? Muitos diriam que o ingrediente responsável pela popularidade da série foi a relação de afeto entre as irmãs e suas batalhas diárias, deixando a magia funcionar apenas como metáfora dos problemas cotidianos.


Durante as três primeiras temporadas, a história era mais focada no “vilão da semana” e, paralelamente, acompanhava o elo familiar das três irmãs. Piper encontrou o amor ao lado de seu Whitelighter, Leo, anjo da guarda das bruxas.

Phoebe envolveu-se com Cole, um demônio com um lado humano e Prue dedicou sua vida ao trabalho e a feitiçaria.

Em meados de 2001, os boatos de que a relação entre Shannen Doherty e Alyssa Milano não era boa começou a crescer. Sem muitas explicações, ao final da terceira temporada foi anunciado que Shannen deixaria a produção por diferenças criativas e sua personagem morreria no season finale.

Até hoje fica a dúvida se ela escolheu sair ou se foi demitida.


Com o futuro da série em jogo, Charmed decidiu continuar sua saga e contratou a atriz Rose McGowan para viver Paige Matthews, uma meia-irmã desconhecida que surge para restaurar o Poder das Três. A mais nova bruxinha também era descendente de anjos, então tinha poderes mistos.

A introdução de Rose foi tão bem recebida que garantiu ao seriado uma sobrevida de mais cinco anos, finalizando sua atração em maio de 2006 e fazendo história como a série com protagonistas femininas mais longa da televisão americana (marco alcançado por Desperate Housewives em 2012, que tomou o título de Charmed por apenas dois episódios).


Blessed be!